MASP
Descrição do projeto

O propósito principal do projeto é promover a ampliação do potencial de uso do Auditório MASP, através de uma reorganização espacial e técnica capaz de ordenar os usos em diferentes tipologias, de acordo com o uso pretendido – peças teatrais, música de câmara, palestras, eventos corporativos - e ressaltar o desempenho cênico da sala para cada uma destas atividades, sem interferir na sua concepção arquitetônica original.

A realização desta nova espacialidade foi conseguida com a configuração de novas tipologias para palco e cabine de controle, aliados às novas tecnologias de cenotecnia e iluminação cênica.
O palco teve seu potencial redefinido com a reorganização de vestimentas cênicas, varas de iluminação e de cenografia. Boca de cena, coxia, rotunda e outros dispositivos cênicos podem agora ser reposicionadas de acordo com o evento a ser acolhido, enquanto a iluminação teve o acréscimo significativo de circuitos, controlados de forma independente através da nova cabine.

A nova cabine de controle, transferida de forma discreta para o nível da plateia, com revestimento em chapas metálicas perfuradas, permite maior controle visual e acústico sobre os eventos. A transposição da cabine teve sua viabilidade examinada com os técnicos da própria entidade e, especialmente, com assistência no que diz respeito à preservação do patrimônio arquitetônico do conjunto do MASP.

A nova configuração do auditório cria uma associação interessante entre as novas estruturas metálicas propostas e a estrutura de concreto existente, prezando o princípio original de um desenho simples, explicito em sua função e engenhoso como solução arquitetônica, colocando a flexibilidade a tecnologia a serviço do palco principal, que agora reorganizado e bem iluminado, devem colaborar com os espetáculos que o auditório recebe em sua concorrida agenda.  

.